quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Gripe H1N1 sua origem e como se tratar dela.



A gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado, denominado A/CALIFORNIA/04/2009. Esse, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suina; extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos.


Em dezoito de março do ano de 2009, a Organização Mundial de Saúde anunciou a ocorrência de casos desta gripe no México e, pouco tempo depois, nos Estados Unidos. Espanha e Canadá. Outras regiões do globo terrestre, como o próprio Brasil, também entraram nesta lista. Por tal motivo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou tais incidências como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), criando o Gabinete Permanente de Emergência de Saúde Pública (GPESP), a fim de monitorar o vírus, tomando as medidas necessárias e cabíveis – como tratamento dos casos e busca pela viabilização de vacina contra tais cepas. Tais providências se fazem necessárias para evitar uma possível pandemia, esta que poderia ser capaz de contaminar um terço da população.


Embora espalhados e temerosos, o número absoluto de casos foi pequeno no momento e a maioria foi auto-cura, raramente se utiliza anti-virais em quadros como este, ainda mais quando se pensava numa gripe pelo influenza normal. Contudo, no México, onde houve uma amostra significativa de pessoas acometidas, mais de mil, a letalidade foi superior a 5%, embora baixa à primeira vista, se aplicada numa situação de pandemia, 5% de milhões de infectados será muita gente morrendo, esta que é, portanto, a grande preocupação das autoridades sanitárias do mundo todo.Atualmente, acredita-se que a utilização de anti-virais tenha atuação in vitro contra o vírus, mas os mesmos ainda não foram utilizados em tratamentos clínicos para corroborar esta tese em grande escala. Se de fato forem eficazes, poderão conter a gravidade dos casos, mas dificilmente conterá a instalação de uma pandemia, apenas a vacina poderá fazer isto e reverter as infecções, e uma só deverá ser produzida após 6 meses da confirmação de uma pandemia.
Em cerca de um mês, um novo tipo de gripe suína matou 22 pessoas --o número poderá superar cem, conforme as causas das mortes são confirmadas em laboratório-- e atingiu mais de 1.600 no México. Há casos confirmados também nos vizinhos Estados Unidos e Canadá e na Espanha. Diversos países investigam casos suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário